Filiado à

Notícias

XII Confaser mostra a força da extensão rural brasileira

22/12/2015 | 07h:08

XII Confaser mostra a força da extensão rural brasileira

Reunidos em Bento Gonçalves (RS) durante os dias 23 a 26 de novembro, cerca de 560 extensionistas rurais de 25 estados da Federação e convidados, discutiram a Agricultura Familiar do país.

O Confaser acontece a cada três anos e tem se consolidado como o mais expressivo evento técnico e político em se tratando de extensão rural brasileira e a Faser vem a cada edição se firmando como interlocutora das políticas públicas para o mundo rural. Nessa edição o XII Confaser tratou de abordagens significativas distribuídas em dois grandes blocos de debates; no primeiro tratou das questões mais técnicas e pertinentes à extensão rural, tais como a Sucessão na Agricultura Familiar, Soberania e Segurança Alimentar, a Gestão Pública da Água, a Educação para a Agricultura Familiar, as Novas Institucionalidades e a Integração das Políticas Públicas.

No segundo bloco tratou de abordagens vinculadas ao movimento sindical, tais como o Estado da Arte da Extensão Rural, a Qualidade de vida e de trabalho, Momento do movimento sindical, Direito do Trabalhador(a) e Integração de extensionistas da Ater pública e Ong’s. Este conjunto de teses tem por objetivo identificar propostas para a construção de um meio rural mais justo com a extensão rural presente e a promoção da inclusão social.

O XII Confaser contou em sua abertura com a presença do Ministro Patrus Anannias, ministro do Desenvolvimento Agrário e o patrocínio do referido ministério, além de diversas outras autoridades, como Argileu Martins, Presidente da Asbraer, do Secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul e diversos Parlamentares. Nas palavras do Ministro Pratrus Ananias” Eu sei , pelas minhas andanças por esse país, da importância dos extensionistas na implementação de políticas publicas que visam promover a agricultura familiar”.

Em seu discurso na abertura do XII Confaser Manoel Saraiva, Coordenador Geral da Faser destacou três grandes desafios para a extensão rural: Levar a extensão rural a todas as regiões do país, fortalecer o Sistema e a rede de Ater e garantir recursos para a prestação e a execução dos serviços. Argileu Martins frisou que “… não haverá desenvolvimento no campo sem a extensão rural”.

No entanto uma ênfase comum em todas as falas: “Nós queremos produzir alimentos que efetivamente promovam à saúde e a vida das pessoas”.

Pela magnitude do evento a cidade de Bento Gonçalves vivenciou momentos de grande expectativa do futuro da Extensão Rural.

Mais notícias