SINTAPE 31 ANOS
06/10/2020 | 10h:29

SINTAPE – 31 ANOS!
 
Um sindicato que não desiste de lutar nunca!
 

Seis de outubro é um dia muito especial para os que já fizeram e os que fazem parte do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (Sintape). É um momento de celebração, pois há 31 anos, em 1989, a entidade sindical foi fundada com o propósito de lutar pelos empregados e servidores públicos que atuam Agricultura e do Meio Ambiente no Estado de Pernambuco. Um marco para o movimento sindical. Uma vitória para a classe trabalhadora pernambucana.

Forjado na experiência de servidores que enfrentaram tempos difíceis no Regime Militar, o sindicato já iniciou suas atividades com grande responsabilidade para enfrentar um sistema que não garantia inúmeros direitos à classe trabalhadora brasileira. Hoje, passadas três décadas, o Sintape continua na luta, enfrentando desafios para garantir direitos esmagados pelas Reformas Trabalhista e Previdenciária, a Terceirização e a desvalorização do funcionalismo público por parte de um Governo sem qualquer compromisso ou respeito com os servidores e empregados públicos estaduais.

Durante esses 31 anos, foram muitas melhorias salariais e benefícios importantes, como os auxílios creche, educação e saúde, e outras conquistas que o sindicato e suas categorias representadas puderam comemorar. “Infelizmente, esta não é a realidade atual. O sindicato tem lutado com bravura, reivindicado por tudo que é de direito dos trabalhadores de sua base, mas se deparado com uma muralha de irredutibilidade nos últimos sete anos, difícil de vencer. Porém, nenhuma NEGATIVA tem barrado a luta dessa combativa entidade”, frisa o atual presidente, Fernando Pinheiro.

Mesmo no momento atual, com uma pandemia assolando o mundo e tendo já feito muitas vítimas fatais no Estado, o Sintape se manteve firme sua escuderia para proteger os trabalhadores, reivindicando e fiscalizando o afastamento dos servidores e empregados do chamado grupo de risco. Tem acompanhado de reabertura dos serviços públicos organizado do Governo do Estado, e fiscalizado se as condições oferecidas para o retorno dos funcionários nas instituições que representa, são seguras para evitar o contágio pelo coronavírus.

Por toda sua trajetória e atuação, o sindicato merece os parabéns. Mérito maior ainda para todos os que fizeram parte de suas diretorias neste tempo e ajudaram a firmar a entidade a como uma das mais antigas e importantes do Estado, recebendo o reconhecimento da Alepe anualmente, com sessões solenes. PARABÉNS A TODOS QUE AJUDARAM A CONSTRUIR SUA HISTÓRIA! E esta, precisa continuar com o apoio das categorias, sejam apoiando suas ações, sejam se filiando para que o Sintape permaneça na luta em defesa da classe trabalhadora, já que a CLT perdeu força diante das reformas em vigor.

Hoje, o sindicato representa servidores e empregados do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), da Empresa Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart) e da Agência de Águas e Clima (Apac). Nestas três décadas, o Sintape tem ocupado espaços de representação na central sindical ao qual é filiado, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), assim como em sua federação, a Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica (Faser) e do Setor Público Agrícola do Brasil.

Ainda no âmbito nacional, o Sintape está envolvido na luta pela ampliação da extensão rural em todo o país, participando da formulação de documentos, participação ativa em câmaras técnicas e contribuindo decisivamente para a nova Política Nacional de Assistência Técnica. Na sociedade civil organizada e nas instâncias de consulta e deliberação governamental, a entidade sindical tem cadeira permanente no Conselho Estadual de Meio Ambiente, Conselho Estadual de Agricultura, Fórum de Servidores Públicos de Pernambuco, mesas de negociação salarial, conselhos municipais e organizações sem fins lucrativos.
 

Enfim, um sindicato que não foge à luta.
Que enfrenta o Estado para garantir aos trabalhadores, tão desrespeitados, um pouco de valorização!
 

PARABÉNS PELOS 31 ANOS, SINTAPE!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!