SINTAPE – 30 ANOS
07/10/2019 | 04h:30

 


Três décadas marcadas por lutas, enfrentamento e conquistas!

Dia 6 de outubro. Esta, é uma data muito especial para os empregados e servidores públicos da Agricultura e do Meio Ambiente no Estado de Pernambuco.

Sabe por quê?

Porque foi justamente neste dia, 30 anos atrás, que os trabalhadores destes dois segmentos ganharam uma entidade sindical séria para defendê-los e lutar pelos seus direitos. Há 30 anos, o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (Sintape) deu os primeiros passos como entidade sindical para representar, de maneira constitucional, estas duas categorias. Um marco para o movimento sindical. Uma vitória para a classe trabalhadora pernambucana.

Como tantas outras instituições sindicais, o Sintape nasceu no bojo das lutas democráticas de 1988 e 1989. Naqueles anos iniciava-se a vigência da Constituição Brasileira de 1988, chamada a Constituição Cidadã, assim como, no ano seguinte, Pernambuco promulgaria sua Carta Magna estadual. Forjado na experiência de servidores que enfrentaram tempo difíceis no Regime Militar, o sindicato já iniciou suas atividades com grande responsabilidade para enfrentar um sistema que não garantia vários direitos à classe trabalhadora brasileira.

A primeira sede foi instalada estrategicamente em frente à antiga Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Pernambuco (Emater), cuja categoria foi uma das primeiras representadas pelo sindicato, juntamente com os trabalhadores do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e da Secretaria de Agricultura. Atualmente, a entidade sindical também representa uma ampla e importante base, formada pelos trabalhadores da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), da Agência de Água e Clima de Pernambuco (APAC) e da empresa estatal Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart).

“Durante esses 30 anos, foram muitas melhorias salariais e benefícios importantes, como os auxílios creche, educação e saúde“, frisa o atual presidente da entidade, Adalton Melo, sem deixar de destacar a importância da base na construção e consolidação do sindicato como entidade representativa dos seus direitos e da luta por melhores condições de trabalho para as categorias.

SEMPRE PRESENTE NAS LUTAS

Desde sua gênese, o Sintape envolveu-se com lutas mais amplas da sociedade brasileira, no entanto, não deixando de manter atenção às pautas mais urgentes da categoria. Assim, o sindicato esteve nas principais manifestações trabalhistas, como também de caráter popular e democrático no Brasil nos últimos 30 anos como: as greves gerais de 1989, a campanha cidadã pelo impeachment do ex-presidente Collor, a participação na Campanha Contra a Fome, a luta contra o recrudescimento das políticas neoliberais no governo de Fernando Henrique Cardoso, a Marcha dos 100 mil a Brasília em 1999, o apoio ao Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Reformas Trabalhista e Previdenciária, dentre muitas outras.

Nestas três décadas, o Sintape tem ocupado espaços de representação na central sindical ao qual é filiado, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), assim como em sua federação, a Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica (Faser) e do Setor Público Agrícola do Brasil.

Ainda no âmbito nacional, o Sintape está envolvido na luta pela ampliação da extensão rural em todo o país, participando da formulação de documentos, participação ativa em câmaras técnicas e contribuindo decisivamente para a nova Política Nacional de Assistência Técnica. Na sociedade civil organizada e nas instâncias de consulta e deliberação governamental, a entidade sindical tem cadeira permanente no Conselho Estadual de Meio Ambiente, Conselho Estadual de Agricultura, Fórum de Servidores Públicos de Pernambuco, mesas de negociação salarial, conselhos municipais e organizações sem fins lucrativos.

Hoje, plenamente estabelecido em todo o Estado de Pernambuco, mantém uma rede de delegados e diretores por todas as regiões, garantindo a voz da base e a participação, através dos nossos fóruns internos, plenárias e assembleias.

O Sintape orgulha-se de sua trajetória, suas lutas e de representar uma parcela importante da base de servidores públicos responsáveis pelo cumprimento de diversas determinações da Constituição Federal, pela fiscalização e preservação do meio ambiente, pela assistência ao agricultor e pela elaboração das políticas públicas que estão fazendo do Brasil ser um país soberano e melhor de se viver.

Toda essa jornada de conquistas e consolidação não seria possível sem a participação de sua base, sempre presente nas manifestações, nos atos públicos, greves e outras atividades organizadas pelo sindicato com o intuito de lutar pela valorização dos profissionais e da preservação e ampliação dos seus direitos. “Esses 30 anos, dedicamos não só aos dirigentes sindicais que já passaram pelo Sintape e o fizeram uma instituição séria e combativa, mas agradecemos sua continuidade à força, luta e coragem de sua base!”, parabeniza Adailton.

PARABÉNS A TODOS QUE, DE UMA FORMA OU DE OUTRA, CONTRIBUÍRAM PARA OS 30 ANOS DO SINTAPE!

E como diz nosso slogan, ‘sindicato forte depende da união da base!’.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

linksÚTEIS

Copyright © 2017 | Todos os direitos reservados ao Sintape