Filiado à

Notícias

O RELATO DA PARTICIPAÇÃO DO DELEGADO DO SINTAPE NAS ASSEMBLÉIAS E MONITORAMENRO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

12/05/2015 | 11h:23

IMG_20150423_155940615[1]

Asembléia na PERPART

DSC_0154[1]

Assembléia no IPA

Bom dia a todos(as)!

No último dia 22, o SINTAPE  promoveu o 1º Monitoramento do Planejamento  Estratégico 2014/2017 no auditório da Perpart em Recife.

O presidente do Sintape, Manoel Saraiva, fez uma explanação do cenário nacional para Extensão Rural, e mostrou preocupação com a onda de desmonte a exemplo do que ocorreu com a EBDA da Bahia que demitiu todos os funcionários ( vê matéria na internet) e os serviços serão prestados por ONGs, a Emater do Rondonia demitiu 30, os jornais especulam que no Rio Grande do Sul será 1000 (mil), Alagoas trabalha com 200 temporários, o Ceará encerrou 500 contratos temporários; o IPA com 170 contratos temporários encerrados,  fechou 44 escritórios, sendo que há movimentação para deslocar a  Extensão para uma nova empresa, recursos hídricos – Infra Estrutura, Pesquisa – Ciências e Tecnologia; embora negados pela Presidencia do IPA. O orçamento de 2015 para o IPA era de 215 milhões e houve corte de 65 milhões. E o que é mais preocupante, é que na Bahia, não houve manifestação por parte dos movimentos sociais( sindicatos, associações).

No 1º monitoramento do plano foram avaliados todos os itens e o resultado estará disponível logo que sistematizado, no site do Sintape.

No objetivo específico 1, meta 2 referente as mídias eletrônicas os delegados ficaram responsáveis para articular com os colegas o envio para o Sintape das notícias dos Municípios para o jornal e conscientizar os colegas para  acessar com freqüência o site, colaborando com sugestões e ou críticas construtivas, apontando caminhos a ser seguido e inteira-se das últimas notícias.  A página do Facebook está disponível.

No dia 23 houve uma assembleia as 9:00 h no auditório do  IPA e as 15:00 h no auditório da Perpart.

Na assembleia do IPA, Saraiva relatou novamente a situação das empresas de Ater citadas logo acima e falou da crise econômica que afeta o estado e o país, e que temos que encontrar alternativas para negociar com o governo, pois o comprometimento da folha chega a 47,17 % da receita, no limite da lei de responsabilidade fiscal, e dificilmente irá repor a inflação do período.  Existem outros meios para não sairmos de mãos vazias, lutar pela homologação do PCCS, aumento do vale refeição, melhores condições de trabalho e outros itens que irão fazer parte da pauta de negociação, isso não quer dizer que não iremos lutar pela reposição da inflação do período, em uma negociação tudo é possível.

Os encaminhamentos foram: Formação de comissão com 10 integrantes para elaborar o levantamento do impacto financeiro do IPA para Agricultura Familiar, colocação de faixas nas regionais, pesquisa e sede para pressionar a homologação do PCCS, articulação de um Seminário sobre a importância da pesquisa e da Ater, convite para dois palestrantes que irão falar sobre o momento econômico atual e futuro, marcado para o dia 21 de maio, às 9:00, auditório do IPA sede e logo após, será realizado a assembleia.

Está agendado uma reunião do Sintape com o Secretário de Administração no dia 20 de maio para tratar do PCCS e os itens da pauta acima, cujos entendimentos/avanços ou encaminhamentos serão dados conhecimento a categoria no dia 21/05.

Na assembleia da Perpart foi discutido a migração para o IPA que não obteve  êxito, devido  a lei que foi considerada inconstitucional, a minuta da nova lei será entregue ao secretário de administração no próximo dia 20 de maio, porem  já  no dia 05 de maio, o Sintape está com reunião agendada com a nova diretoria da Perpart para tratar desses temas, da incorporação das gratificações no salário, revisão e incrementação do PCCS e outros assuntos de interesse da categoria.

Não podemos desanimar, o Sindicato está fazendo a parte que lhe cabe, convocando assembleia todos os meses para colher sugestões para elaborar a pauta de reivindicações da categoria, participe, participe, participe, quem faz o Sindicato forte são os sócios, contamos com vocês!!!

Sempre à disposição.

 

Jailson Araújo

Delegado Sintape,  GERE Arcoverde.

Ipa Manari

Mais notícias