Falta de respeito com quem cuida do Estado
27/09/2019 | 05h:27

 

Nos dias 26 e 27 de junho deste ano, os empregados do IPA e da Perpart aprovaram, em Assembleias Gerais Extraordinárias, as contrapropostas das duas instituições, referentes às negociações à data-base 2018/2019. Os pontos apresentados pela esfera governamental não foram os pretendidos pela categoria, muito menos os defendidos pelo Sintape, porém, tendo em vista a situação econômica e o cenário político atuais do país, os trabalhadores decidiram aceitar e evitar mais adiamento nas negociações, o que tem sido uma prática muito comum no Executivo Estadual. Talvez a intenção seja vencer todos pelo cansaço!

Enfim, após longo tempo de conversas, entre o sindicato, as diretorias do IPA e Perpart e a Secretaria de Administração, os reais interessados no processo, os trabalhadores, decidiram aprovar os itens contrapropostos. O Sintape então iniciou a partir da a aprovação o seu papel de interlocutor e defensor da base. Enviou no dia 1º de julho às diretorias das entidades, a confirmação das negociações, finalizando os Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs), os enviando para as homologações, acreditando que este passo seria rápido.

Mas a coisa não andou como se pensava. Se demoraram as negociações, homologar os Acordos está parecendo uma tarefa árdua para os órgãos do Governo do Estado. O que deveria ser um ato simples, passou a ser moroso e vergonhoso. Se as duas categorias aceitaram o que o Governo propôs, qual o motivo de ainda não terem assinado os papéis? Falta de vontade? De bom senso? Ou um milagre? Estamos esperando e ninguém se dispõe a finalizar tal processo. Inaceitável tudo isso! O trabalhador parece ser algo tão sem importância para o serviço público estadual de Pernambuco, que nos dilacera a alma.

Indignados com a postura do Governo do Estado, nós já comunicamos duas vezes em nossas mídias, aos empregados do IPA e da Perpart, que os ACTs continuam aguardando a homologação para retornar ao sindicato. Este posicionamento do Governo mostra sua ineficiência e falta de compromisso para com os empregados estaduais das entidades citadas e confirma uma irresponsabilidade sem tamanho para com os trabalhadores vinculados às duas instituições. Já se passaram dois meses para analisar e homologar os Acordos, mas até agora nada de resposta!

Estamos cobrando diariamente tanto do IPA como da Perpart. Esta morosidade não pode mais atrapalhar a vida do trabalhador. Estamos no quinto ano sem reposição salarial e isto é um fato inadmissível. O trabalhador merece respeito! Segundo a Secretaria de Administração, os Acordos já passaram pela Comissão de Política Pessoal (CPP) e aguardam as assinaturas dos secretários das pastas. O motivo do atraso em assinar é um mistério para nós.

No dia 30 de agosto, ao participar da reunião da Mesa Geral de Negociação do Fórum dos Servidores Estaduais, cobramos à SAD, um posicionamento do Governo em relação à homologação. No entanto, parece que o Executivo Estadual tem ignorado as reivindicações da entidade sindical e pouco se sensibilizado com a situação dos trabalhadores. Enquanto esperamos o bom senso ou um milagre por parte do Governo, seguimos cobrando continuamente. Eles têm que homologar ou dar uma justificativa. Não podemos ser ignorados para sempre!

Adailton Melo
Presidente do Sintape

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

linksÚTEIS

Copyright © 2017 | Todos os direitos reservados ao Sintape